Sistema de Compartilhamento de Dados Geoespaciais – SCD

Para ampliar e facilitar o acesso aos produtos do acervo do Sistema Cartográfico Metropolitano da Emplasa foi desenvolvido o Sistema de Compartilhamento de Dados Geoespaciais (SCD). Este sistema é composto pelas principais coleções de mapeamentos básicos e temáticos disponíveis de interesse dos usuários, como fonte de informação oficial, segura e precisa.

Além da consulta visual o Sistema de Compartilhamento de Dados Geoespaciais permite a aquisição e a impressão de dados geoespaciais (como originais cartográficos, ortofotos, fotografias aéreas e informações no formato vetorial), por meio de qualquer dispositivo com acesso à WEB, diminuindo a necessidade do usuário se deslocar até a Emplasa para realizar a consulta e solicitação dos produtos cartográficos de seu acervo. As impressões podem ser feitas nos tamanhos A4 e A3, com numeração de controle, garantia de origem e logotipo da Emplasa. Pelo SCD também é possível carregar um arquivo preexistente no formato kml (Keyhole Markup Language), com o desenho de um polígono, ponto ou linha de interesse do usuário, permitindo a sua visualização e impressão sobre os produtos cartográficos disponíveis.

O acervo do Sistema Cartográfico Metropolitano conta com mais de 185 mil produtos cartográficos, sob a responsabilidade da Emplasa. Os originais cartográficos de maior procura encontram-se digitalizados, georreferenciados e estão disponíveis para acesso por meio do SCD. Os produtos, em especial as fotografias aéreas e os mapeamentos básicos, são frequentemente utilizados como documento oficial e servem de apoio a processos jurídicos e administrativos que envolvem o uso e ocupação do solo, além de serem utilizados no planejamento de ações de governo. As bases cartográficas da Emplasa das décadas de 1970 e 1980 servem de apoio à legislação estadual da Área de Proteção aos Mananciais, delimitadas pelas Leis Estaduais nº 898/75 e 1.172/76 (legislação de Decretos Específicos), de Zonas de Uso Industrial e a inúmeros projetos da Emplasa e de terceiros na Região Metropolitana de São Paulo e demais municípios do Estado de São Paulo. Os mapeamentos temáticos – como o Mapa de Expansão da Área Urbanizada e o Mapa de Uso e Ocupação do Solo, são amplamente utilizados também por entes estaduais e municipais para subsidiar o planejamento e os estudos que envolvem o território, bem como por estudantes de vários níveis.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte(s) Próprio órgão
Restrição de Acesso Sem restrição
Principais Informações Produtos cartográficos do acervo do Sistema Cartográfico Metropolitano da Emplasa.
Referência temporal Ano
Frequência de atualização Atualização à medida em que é alimentada na fonte
Referência espacial Endereço
Outra referência espacial município, Região Metropolitana, coordenadas geográficas
Dados Georreferenciados Sim
Sistema gerenciador Oracle
Acesso à base Mediante consulta